Entrega do Gasômetro de GCO


O Gasômetro é um importante elemento no macro fluxo de balanceamento energético da Usina Siderúrgica, permitindo a reutilização dos gases gerados nos processos internos de fabricação do aço, reduzindo custos operacionais e redução da emissão de gases de efeito estufa.


No início da década de 1980 entrou em operação o Gasômetro de GCO da Usina da Gerdau em Ouro Branco MG, trabalhando com sistema de selagem tipo Klonne, composto por vedação direta no costado por anel em borracha, contrapesos e roletes, que utilizava graxa em grande quantidade na lubrificação do conjunto.


Em 2021 iniciou-se a Reforma do Gasômetro de GCO para conversão do sistema de selagem para o moderno sistema tipo Wiggins, que trabalha à seco, eliminando completamente o uso de graxa e os impactos ambientais do antigo sistema, também proporcionando maior segurança operacional e confiabilidade.


A Alfa Engenharia em parceria com a Gerdau, tornou possível este projeto, levando solução durante as fases deste projeto, desde sua concepção à sua entrega final, superando os mais complexos desafios de Engenharia e Construtibilidade, conduzindo com eficácia e segurança as mais diversas atividades.


O Gasômetro de GCO já está em fase de conclusão, sendo entregue no mês de julho de 2022, dentro do prazo estabelecido em contrato.


"Muito aprendizado para próximos projetos com a Alfa Engenharia. Aqui fiz amizades profissionais e tive a oportunidade de

entrar para o time”.


Bruno Mansur - GERDAU OURO BRANCO


63 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo